Na Little Humans temos fisioterapia pediátrica especializada para acompanhar o vosso bebé, desde o nascimento até que adquira a marcha autónoma.
Quando deve marcar uma avaliação de fisioterapia pediátrica?
Circunstâncias como um mau posicionamento intrauterino, um trabalho de parto longo ou muito rápido, um parto instrumentado, circulares do cordão umbilical, entre inúmeras outras, podem originar tensões no bebé que podem condicionar verdadeiramente o seu desenvolvimento.
Por este motivo, somos apologistas de que todos os bebés beneficiam de uma avaliação de fisioterapia pediátrica, mesmo quando não existem motivos de queixa ou preocupação evidentes da parte dos pais. Assim, recomendamos marcar a primeira consulta de fisioterapia pediátrica entre os 20 e os 30 dias de vida do bebé. Desta forma, poderemos resolver precocemente algumas tensões que o vosso bebé tenha, evitando que venham a dar origem a algum desconforto ao bebé e permitir que cresça de forma mais saudável e equilibrada.
Quando existem queixas ou alguma preocupação da parte dos pais, a consulta de
fisioterapia pediátrica pode ser marcada imediatamente.
E se o seu filho já for mais velho?
Está sempre a tempo de marcar uma avaliação de fisioterapia pediátrica! Na Little Humans zelamos pelo crescimento saudável dos bebés que nos procuram. Por isso, todos os bebés até à aquisição da marcha independente serão bem-vindos. Nesta fase, faremos uma avaliação geral do seu filho, verificamos as possíveis queixas e dúvidas que possam existir e faremos o acompanhamento regular do desenvolvimento motor do bebé, garantindo que atinge cada marco de desenvolvimento na idade esperada.
Caso o seu filho já seja maior de 24 meses, poderemos aconselhar colegas fisioterapeutas de referência para vos acompanharem.
Em que situações deve agendar uma consulta de fisioterapia pediátrica?
- Dificuldades na amamentação – idealmente, após consulta de amamentação, e/ou na presença de:
Dor ou feridas na mama;
Ruídos ao mamar;
Rejeição do peito, difícil de posicionar;
Preferência por uma mama;
Bebé que não abre bem a boca
Bebé que adormece muito na mama
Dificuldades no ganho de peso.
- Distúrbios digestivos;
- Refluxo;
- Cólicas;
- Obstipação;
- Distúrbios do sono;
- Irritabilidade, gritos e choro excessivo;
- Assimetrias no crânio ou da face (por exemplo, plagiocefalia, braquicefalia, achatamento da cabeça;...);
- Torcicolos musculares congénitos ou adquiridos;
- Atrasos ou alterações no desenvolvimento motor.
A fisioterapia pediátrica não deve ser vista apenas como uma solução para quando há um problema, mas sim como uma forma de prevenir futuras complicações no desenvolvimento do bebé e evitar sofrimento desnecessário.